quinta-feira, 19 de maio de 2011

Blogagem coletiva: Amamentação, as delícias e as dificuldades

Sempre quis escrever como tinha sido minha experiência em amamentar, aí a Ananda sugeriu esta blogagem coletiva e vamos lá:



Ainda na gravidez sentimos as mudanças que a amamentação causará no nosso corpo, os seios logo começam a dar os primeiros sinais, eles incham, ficam doloridos e por fim, aumentam muuuito (pelo menos no meu caso) de tamanho, pulei do 44 para o 48.

Nunca fui muito encanada em preparar os seios para a amamentação, tomei um pouco de sol, nas últimas semanas estimulei a formação do bico e só. Acreditava que seria tudo muito natural e realmente foi... Acho que tive muita sorte, mas amamentar sempre me trouxe muito mais prazer do que desconforto.

A Anna nasceu de cesárea com 39 semanas, mas acho que por eu ter entrado em trabalho de parto não tive muitas dificuldades para o leite descer. Logo que ela veio para o quarto a enfermeira ajudou a colocá-la para mamar, e nem parecia a primeira vez, a bichinha fez biquinho, grudou e mamou, mamou e mamou até adormecer, era o colostro.

O leite mesmo desceu só lá pelo terceiro dia e veio junto com uma pequena fissura, mas que doeu muito. O único cuidado que tive foi limpar o bico com o próprio leite depois de toda mamada e em pouco tempo, a fissura já estava cicatrizada. Nas primeiras mamadas senti também umas fisgadas, mas que logo passaram, e nada mais, nem peitos empedrados, nem fissuras, sangue no bico, falta de leite.

Muito pelo contrário eu tinha tanto leite que queria doar, mas foi tão complicado que acabei desistindo. A Anna mamou exclusivamente no peito até os 6 meses e curtimos cada momento juntas. Com certeza a amamentação é um momento único entre mãe e filho... momento de carinho, cumplicidade, de amor... momento de troca, troca de olhares, de afeto, de experiência... Momento de se sentir MÃE.

E a amamentação tem também que ser um momento de prazer, e para mim foi assim até o fim, quando as mamadas começaram a ficar cansativas e desgastantes foi o momento do desmame, que foi super natural, talvez porque fosse o meu momento e o dela também. Com 1 ano e 9 meses ela parou de mamar, nunca neguei, ela simplesmente parou de pedir e foi assim... super tranquilo para nós duas.

Curtimos cada mamada juntas, ela brincou, fez graça e mil acrobacias, pratiquei a livre demanda e ver sua carinha de satisfação depois de alimentá-la foi com certeza uma das maiores emoções da minha vida. Ficou a lembrança e a saudade, saudade daqueles momentos tão especiais...

Mas logo logo vai ter bis...

2 comentários:

  1. Ai Cinthia, eu acho muito legal quando a amamentação acontece assim, tão natural! Realmente a Anna mamando era uma cena linda! E ela foi auto-suficiente até nisso, resolveu que ia parar e parou, hahaha. E nem me fale nesse bis, que já não vejo a hora de pegar a Dona Uniqua (?) no colo! hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai que saudades que dá de ver ela fazendo as acrobacias na horade mamar! ahahahaha....figurassaaaaaa!

    ResponderExcluir