terça-feira, 14 de agosto de 2012

Amigos imaginários

Amigo imaginário é um fenômeno social, caracterizado por uma pessoa, um animal ou qualquer outra criatura inventada, geralmente por crianças, com comportamento e personalidade elaborada.

O fenômeno, em geral, é normal, pode ser observado em crianças saudáveis e ajuda no desenvolvimento cognitivo, como na linguagem e criatividade. Estima-se que até 25% das crianças primogênitas possam ter amigos imaginários. E a Anna Beatriz faz parte desse grupo.

Sim, ela tem amigos imaginários, e não é só um não, são muitos, muitos mesmo. Sempre me falavam que com o tempo eles iriam embora, mas quanto mais o tempo passa, mais amigos imaginários ela arruma... hahaha.

O primeiro foi o Guli, ela começou a conversar com ele com pouco mais de um ano, logo que começou a falar. O Guli é sem dúvida seu melhor amigo imaginário, é até hoje o mais presente. Mas com o tempo surgiram o Atki, o Agui, Bube, Upu, Iti, a Lilia, a Giovana e outros...

Esses dia eu e o Fábio nos vimos em uma roda enorme (só estávamos nós três), ela pedia para darmos a mão para um e para outro, e assim fomos... brincando de roda cutia... Eu, Fá, Anna, Guli e toda a tropa.

Quando a Marina nasceu pensamos que eles iriam embora, mas não, eles continuam aqui e às vezes vão passear conosco também. Eu tinha até um pouco de medo, ela falava com tanta convicção que eles estavam ali, que eu ficava assustada, mas agora já me acostumei com a presença deles e até gosto. Sei que um dia eles irão embora e aí sentiremos muitas saudades. Saudades de ver a Anna brincando, brigando, ensinando, cantando, contando histórias e soltando sua imaginação com toda a turma.

2 comentários:

  1. Rsrsrsrs, eu tbm adoro os amigos dela, principalmente o bom e velho Guli! kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Bom,quando eu era pequena tinha uns 9 ou 10 anos eu tinha como amigo imaginario o Blu,não sei pq mais eu via ele,brincava e tudo,ninguém acreditava que eu conseguia ver ele,mais agora com 15 anos eu nem lembrava dele direito! Isso é estranho !

    ResponderExcluir